Não há muito o que fazer com relação a spam. Mas existem algumas práticas que podem ser adotadas e que podem impedir que a quantidade de spams aumente.
Mas isso é mais válido para emails novos. Emails antigos, que já recebem muitos spams, dificilmente sairão das listas dos spammers e, até pelo contrário, a tendência é que aumente, pois spammers vendem suas listas para outros spammers.
O que você pode fazer?
1) Nunca publicar um email num site: existem programas que varrem os sites exclusivamente para capturar qualquer email publicado ali. Se tiver que colocar um email lá, use um editor de imagens e crie uma imagem com o email nela. Desta forma, os programas de captura não conseguem pegar o email.
2) Nunca usar autorespostas, pois elas apenas confirmam para os spammers que o seu email é válido e, com isso, vendem seu email com um valor 10X maior.
3) Nunca responder um spam ou clicar em link recebido, pois isso também confirma para o spammer que o email foi efetivo e também confirma o seu email.
4) PODE-SE aumentar o nível de detecção do Spam Assassin no cPanel (na verdade, diminuir a pontuação, de 5 para 4, por exemplo). Isso fará com que mais spams sejam identificados pelo Spam Assassin, mas também poderá detectar emails válidos como sendo spam e criar algum transtorno prático.
5) Existem algumas ferramentas pagas que podem ajudar a filtrar um número maior de emails, mas a eficiência dessas ferramentas é um pouco questionável e só vale a pena realmente em casos muito específicos.
Cerca de 86% de todos os emails circulantes no planeta são spam e mais 8% são email marketing. Ou seja, é uma guerra perdida, pois é virtualmente impossível controlar essa quantidade de spams por qualquer método existente.
A melhor estratégia é usar um email novo e informar apenas aos clientes/interessados desse novo email e seguir as dicas acima. E manter o email antigo até que todos os seus destinatários saibam do seu novo email.
Não existem outras opções viáveis.
- email, spam, procedimentos, e-mail
- 0 Usuários acharam útil